10 Dicas De Email Marketing Que Não Podem Ficar De Fora

Muitos empreendedores virtuais ainda desconhecem o poder e a eficácia do e-mail marketing. Este recurso é usado pelas grandes empresas de varejo e não é por acaso.

O cliente pode receber ofertas e informações em primeira mão diretamente em sua caixa de e-mail e aproveitar oportunidades exclusivas.

E o seu negócio, por sua vez, estabelece uma relação mais íntima com o visitante frequente do seu site – mais até do que nas redes sociais.

É improvável que uma loja virtual, por exemplo, tenha sucesso sem fazer uso do e-mail marketing. Ainda mais atualmente, em que é possível direcionar mensagens customizadas, programas automaticamente, para um grande número de destinatários – há muitas plataformas de e-mail marketing que facilitam estes envios e o gerenciamento dos resultados, como você verá a seguir.

Confira 10 dicas incríveis integradas a este texto sobre e-mail marketing que fará a diferença em seus negócios!

Por que o Email Marketing é Importante?

O-mail marketing é uma mensagem de e-mail customizada, com um layout personalizado, destinada a um grande número de pessoas. Você pode uma simples informação, promover produtos, anunciar ofertas ou qualquer outra informação que achar pertinente ao seu negócio. Você pode melhorar as suas vendas de 5 a 20 vezes mais com o e-mail marketing, por campanha.

1)      A vantagem é atingir um grande número de pessoas ao mesmo tempo. O e-mail marketing nada mais é do que uma ação de Marketing de Relacionamento, onde você interage com milhares de pessoas de uma só vez, com baixos custos.

Tudo que está ao seu alcance para promover o seu negócio on-line é valido. O e-mail marketing é uma solução que leva diretamente à caixa de mensagens do usuário todas as ofertas, promoções e ideias que você queira divulgar.

Além disso, o envio é justificado pelo próprio cliente, já que é ele que preenche a sua assinatura no site do seu negócio. Assim, o primeiro passo a dar é inserir um formulário para o preenchimento dos dados do cliente – desta forma, ele permite que você envie o seu e-mail.

Auto-responder e Formulários

2)      Para viabilizar os envios de e-mails marketing, há os recursos de auto-responder, que permitem que os destinatários interajam com as informações contidas na mensagem e que milhares de pessoas recebam o e-mail ao mesmo tempo, de forma sincronizada ou assíncrona, automatizando todo o processo.

Já os formulários, devem ser inseridos no seu site, em uma página de captura de contatos dentro de seu site ou em uma página específica. Desta forma, você cria uma lista de contatos que de fato querem receber mais vantagens por e-mail e pode utilizá-la para diversos fins.

Mesmo que o processo seja um pouco trabalhoso de ser implantado no início, o seu negócio on-line pode ser beneficiado em longo prazo. A ideia é fazer com que o seu assinante efetue a compra de um dos seus produtos ou de afiliados. Caso isso não ocorra, ele continuará a ser um contato, que pode comprar algo no futuro.

3)      Basta que a página de captura dos assinantes (a página de formulário) seja atraente e motivadora. Utilize cores vibrantes, imagens de ótima resolução e um texto que traga justificativas para a compra, se este for o caso. Foque no assinante!

4)      Na própria mensagem de e-mail marketing, crie links para o site, e lá, na página do produto, mantenha textos com a descrição completa e vantagens explícitas e implícitas do que você quer vender.

5)      Há muitas plataformas que oferecem edição de e-mail marketing, com diversos recursos exclusivos. Os planos geralmente são baratos e compensam muito mais do que você criar layout em HTML e enviar via Outlook.

O Outlook serve apenas para envios a poucas pessoas – podes ser uma saída inicial para quem está começando um negócio com baixo orçamento.

6)      A técnica do “direcionamento certo” é bastante conhecida entre os usuários de e-mail marketing em suas empresas.

Nesta técnica, é preciso focar ainda na página de captura dos dados, ou seja, motivar de forma assertiva o visitante a assinar o seu cadastro, mostrando vantagens reais nesta ação.

Assim, o visitante farpa o cadastro de recebimento do e-mail marketing sabendo que terá um objetivo maior e vantagens certas.

Na página de cadastro, você deve inserir um botão que remeterá à informação, com uma frase cativante, e não apenas “clique aqui”. Busque explicitar as vantagens reais que a pessoa terá ao acessar ao link.

7)      Você pode também oferecer alguma vantagem ou incentivo – um e-book, por exemplo, (que é a motivação mais utilizada atualmente) ou um cupom de desconto.

8)      O que faz com que o email marketing seja uma fonte de lucro e um sucesso de vendas é justamente a variedade de contatos em sua lista.

Grandes lojas de varejo virtuais utilizam amplamente o e-mail marketing promovendo ofertas de todos os tipos e vantagens que a pessoa só encontra por e-mail.

Estas lojas não abrem mão do e-mail marketing, que funciona como um catálogo virtual diretamente da caixa de mensagem do usuário.

9)      Uma dica de ouro é segmentar os seus contatos, dividindo a sua lista de assinante por tipos de compra.

As plataformas de e-mail marketing permitem que você gerencie diferentes listas, ofertando diferentes produtos a clientes distintos.

Os assinantes que ainda não efetivaram a compra podem ser cadastrados como “clientes aguardados”. É possível inclusive ver o produto que cada cliente acessou do seu e-mail.

10)   Acompanhe todos os dias os seus resultados. Em plataformas como o GetResponser, é possível analisar os resultados, inclusive em gráficos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *