5 Estratégias para Aumentar a Motivação

Todas as pessoas ou empresa, sejam quais forem os seus objetivos ou metas, precisam de motivação.

 

É uma peça importante em todo o processo, que nem sempre é fácil de ser estabelecida – principalmente nas contingências e momentos de crise.

 

A motivação é aquele upgrade que o impulsiona novamente aos seus objetivos em momentos de desânimo ou confusão, que o faz se afastar de seus resultados.

 

Mas é preciso saber que há técnicas específicas de se automotivar ou motivas as pessoas que estão envolvidas no seu projeto, de forma bem assertiva e rápida.

 

Confira 5 estratégias para aumentar a motivação de forma infalível e duradoura!

 

1) Sinta-se e atue como se já estivesse obtendo os resultados previstos

 

Pensar positivo é muito bom em qualquer momento da vida – inclusive no trabalho. Mas não é o suficiente: é preciso sentir-se como se já estivesse colhendo os frutos do seu trabalho. Como se já estivesse na reta final.

 

Para aqueles que têm dificuldades em sentir a realização previamente, pode fazer um exercício de visualização por alguns minutos – como você se sente ao ver o reconhecimento pelos resultados alcançados? O que fará com o fruto do seu trabalho?

 

2) Tenha ações mais assertivas e motivadoras

 

Quando você se sentir pleno nas suas energias e pensamentos, estabeleça atitudes ações interessantes. Este é um ótimo período para fazer planejamentos, quando as perspectivas estiverem mais positivas. 4% da população perde oportunidades grandiosas por não fazerem os planos para os seus objetivos. Muitas vezes a causa está na falta de motivação.

 

3) Não deixe para depois

 

Procrastinar causa ainda mais ansiedade e desconforto. No momento que estabelecer que deve cumprir do que está em atraso ou tentar priorizar as tarefas mais chatas e difíceis (porém, necessárias), passe logo à ação sem ter tempo de relutar.

 

Lembre-se de que postergar, deixar para depois as tarefas, só aumenta as suas expectativas de forma negativa. Livre-se do que lhe atrasa e parta para novos desafios.

 

4) Dê um tempo!

 

É importante ter momentos ao logo de sua jornada diário de empreendedorismo dedicados ao seu bem-estar. Momentos só seus para desfrutar um pouquinho aquilo que gosta – pode ser ouvir um pouco de música enquanto trabalha, ler uma parte de um livro cativante, tomar um café ou um chá com os colegas, brincar com o cachorro (se trabalha em home office), tomar um sorvete, meditar sem sapatos por alguns minutos, etc.

 

Não importa o que lhe faz feliz, desde que seja uma atitude (ação) e algo simples de ser realizado. Busque conversas de qualidade com pessoas de qualidade, ler frases que motivação (escreva as suas favoritas em post-it, se preferir), utilize o seu tempo livre para desenvolver novos e satisfatórios hábitos – toda vez que você adquire um hábito novo, novas sinapses são formadas em seu cérebro (os seus neurônios fazem novos “caminhos” ampliando ainda mais a sua mente) – o que é perfeito para melhorar a sua criatividade e a sua produtividade.

 

5) Faça o que você gosta e faça melhor

 

Cada dia é uma nova oportunidade de melhorar em algo – aperfeiçoar os seus conhecimentos em web design, melhorar as técnicas de marketing e vendas, aumentar o seu networking, revisar as suas planilhas, etc.

 

Podemos fazer pelo menos uma nova coisa boa que poderá lhe deixar mais perto das suas metas. Na prática é assim que funciona um processo de coaching, por exemplo – um plano de ação realizado em doses homeopáticas, todos os dias, mas de forma bem assertiva. Fazer algo novo e poderoso a cada dia, por mais que seja uma simples atitude, sempre acrescenta em seus resultados.

 

Além disso, pessoas de sucesso são bem sucedidas, pois gostam do que fazem. Busque compreender aquilo que, dentro do seu trabalho, lhe faz bem e faça ainda melhor que o dia anterior. Isso causa a sensação de satisfação muito gratificante e motivadora, algo como o sentimento pleno de dever cumprido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *