Como Fazer Um Planejamento Estratégico De Vendas Bem Sucedido

É uma ferramenta que ensina como fazer um planejamento estratégico de vendas e deve ser utilizada pelas empresas e pelos seus vendedores, para conseguirá estipular a estratégias e as metas de vendas e ser vem sucedido.

Além disso, com o planejamento você poderá prever gastos e aumentar a sua receita, programar compromissos, traçar os objetivos diários, entre outros.

A falta ou um planejamento mal feito poderá criar dificuldades para o negócio.

Com base nisso uma frase é muito utilizado entre os vendedores de sucesso, que é “Planeje seu trabalho e trabalhe o seu plano”.

Irei Mostrar Algumas Dicas Que Irão Auxiliar No Processo e Como Fazer Um Planejamento Estratégico De Vendas

 

  • Olhe para o passado, enxergando no futuro

Isso mesmo comece fazendo uma analise de mercado se possível analise os últimos 5 anos. Veja qual o tamanho do publico alvo, veja também como os seus concorrentes estão se saindo e quais são os desejos do consumidor.

  • Conheça o campo que está entrando

Deve-se analisar a situação, olhe para o mercado e identifique as novas tendências a serem seguidas, olhe também para dentro do negócio e identifique o que pode ser útil e o que pode ser melhorado.

Defina objetivos e metas plausíveis, do tipo até onde pretendo chegar e o que é preciso fazer para ter um planejamento bem sucedido e chegar lá no prazo determinado.

  • De olho na concorrência

Você deve ficar de olho no que a concorrência anda fazendo, por exemplo, qual o preço que eles estão cobrando, onde estão falhando com os clientes, para que você não cometa os mesmo erros e siga as estratégias de forma correta pata se ter um planejamento bem sucedido.

Ver se os produtos que eles vendem atendem as reais necessidades dos clientes.

  • Crie oportunidades

Dependendo do seu negócio crie um mapa de oportunidades individuais e globais.

Coloque nesse mapa dados como evidências que ajudem a comprovar a credibilidade do produto, Relacione cliente em potencial e defina uma estratégia de vendas para cada caso para ser bem sucedido.

 
  • Entenda os prazos

É de grande importância estipular prazos, acompanhar o seu desenvolvimento diariamente, e caso esses prazos não venha ser alcançado, está ai uma boa hora para rever o planejamento e encontrar e arrumar o que a de errado.

  • Fique de olho nas vendas

Fique atento a quantidade de clientes que compram o seus produtos.

A conta é simples, a cada 10 clientes atendidos você deve ver quantos realmente compraram o seu produto se esse número for menor que 10%.

É uma boa hora para começar a pensar em propor um treinamento para a sua equipe para ser bem sucedido.

  • Revise o Planejamento

O plano de vendas para ser bem sucedido não é para ser esquecido depois de criado, ele deve estar em constante atualização, não tenha medo, se você acha que é preciso alterar alguma coisa para que suas metas sejam alcanças, mude o planejamento estratégico nos locais onde for necessário.

É importante saber que o plano dever ser revisado diariamente ou pelo menos uma vez por semana, para que seja possível visualizar possíveis atrasos nos prazos de entregas e nas metas a serem compridas durante o mês.

Caso você não consiga alcançar os seus objetivos é necessário ver primeiramente se a meta que estipulou é alcançável e não foge da realidade.

Caso não seja isso deve rever todo o planejamento estratégico de vendas a fim de fazer possíveis correções para garantir um planejamento de vendas bem sucedido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *