Como Ser Um Pequeno Empreendedor de Sucesso ao Começar

Como ser um pequeno empreendedor de sucesso? não é fácil, seja ele virtual ou físico. Depois da casa própria, conforme as pesquisas, o negócio próprio é o segundo maior sonho do brasileiro. E se fosse simples, boa parte das pessoas que se interessariam por este objetivo, já teria largado os seus empregos.

 

O empreendedorismo no Brasil ainda esbarra na falta de apoio das entidades governamentais e de leis que incentivem o pequeno empreendedor a começar um negócio e ter sucesso. Afinal, são estes negócios pequenos que geram grande parte dos empregos no Brasil.

 

No entanto, algumas entidades na última década passaram a apoiar mais efetivamente a causa do pequeno empreendedor. Uma delas é o Sebrae, disponível em todos os estados brasileiros e com ações valiosas pela internet.

 

Diante disso, é importante ressaltar que informação ainda é o primeiro degrau para ter sucesso com o empreendedorismo. Veja a seguir outras dicas e estratégias para alcançar os seus objetivos e estabelecer o seu negócio e começar a ter sucesso.

 

Como Ser Um Pequeno Empreendedor de Sucesso

 

Pesquisa

Sem pesquisa, ficará difícil iniciar um negócio viável. Antes de começar um negócio é preciso se dedicar à pesquisa do nicho e segmentação:

 

  • Que tipo de negócio você quer desenvolver?
  • Qual será o seu nicho de atuação? Qual a segmentação específica deste nicho em que pretende atuar?
  • Quem será o seu público-alvo? Quais as características destas pessoas ou empresas (localização, preferência, gênero, faixa etária, poder de compra, etc.)?
  • Quais os desafios e resistências terá que enfrentar em médio, curto e longo prazo?
  • Quem é a sua concorrência (levante o maior número de dados possíveis)?
  • Quais empresas o inspiram a começar o seu próprio negócio?

 

Plano de Negócio

Diante das informações alcançadas com a sua pesquisa, é possível iniciar um Plano de Negócios. Há muitos modelos disponíveis na internet e é bem fácil criar. Este Plano de Negócios será o documento norteador de suas ações para o sucesso.

 

As pesquisas apontam que a maior parte dos empreendedores não consegue manter os seus negócios no primeiro ano por falta de planejamento. Então, esta é uma etapa que deve ser cumprida. Não a negligencie!

 

Orçamento

Sem orçamento o seu negócio não acontece. É importante planejar as suas contas antes mesmo de começar e tê-las. Mesmo que você tenha um investimento inicial baixo, terá custos de todos os tipos – até mesmo se iniciar um pequeno negócio virtual. Entenda as duas despesas e confira o que pode ser feito dentro da sua realidade. Fazer um orçamento é importante inclusive se você quer ter investidores.

 

Plano de Ação e Execução

Um plano de ação é como um roteiro de coisas que você precisa fazer para alcançar a sua meta. Liste ações semanais para uma meta maior, priorizando que for importante, mas sem deixar de atender o restante. Em cada uma delas, coloque datas para cumpri-las, o local e as pessoas envolvidas, os recursos, etc.

 

Saiba que um negócio próprio exige esforço e muita dedicação diária para se ter sucesso. É preciso matar um leão por dia, como é dito na linguagem popular. Planejar antes de executar significa ganhar tempo, poupar recursos e direcionar esforços rumo ao sucesso.

 

Invista!

Ao começar pequeno, é normal ter mais gastos do que lucro. Isso acontece com todo mundo. No início, compensa mais investir o seu lucro em expandir o seu negócio. É um investimento que irá gerar mais lucro.

 

Parceiros

Faça parcerias e expanda o seu networking. Trabalhar com pessoas de segmentos correlatos ajudará o seu negócio prosperar com o “ganha – ganha” e ajudará outros na sua caminhada de sucesso. Aproveite para participar de feiras, congressos, cursos e outros eventos para conhecer gente nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *