Quais as Tendências Marketing De Relacionamento?

Uma das categorias de marketing mais essenciais atualmente para qualquer empresa é as Tendências Marketing de Relacionamento. Para criar uma relação com a sua clientela, não basta estabelecer perfis em redes sociais e fazer promoções esporádicas. O conceito de relacionamento, neste caso, é muito mais abrangente em suas tendências.

 

O marketing de relacionamento refere-se à elaboração e sustentação da infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É uma experiência que integra os clientes com a empresa, desde o seu projeto, desenvolvimento de processos e vendas.

 

Saiba mais sobre os aspectos do marketing de relacionamentos e as tendências deste segmento para os próximos anos.

 

Os desafios do relacionamento com o cliente

O Brasil ainda precisa investir em novos modelos de relacionamento com o cliente. O atendimento ainda é um dos grandes desafios para as empresas brasileiras – antes, durante e depois do processo de venda do produto ou serviço.

 

Entre os pequenos empreendedores, que possuem recursos e equipe limitada de atendimento, o processo de relacionamento é ainda mais desafiador, pois relacionamento deve ser algo constante e mensurável.

 

O cliente pode dar informações preciosas sobre a sua empresa – ele é parte inalienável de seu negócio.

 

As Tendências Marketing de Relacionamento

Além das ações já comuns de relacionamento e atendimento ao cliente, ressaltam-se algumas mais importantes e outras tendências para o próximo:

 

  • Fortalecer a base já existente de clientes, aumentando ainda mais a confiança entre estes e a empresa, monitorando periodicamente a qualidade dos produtos ou prestação dos serviços.
  • Manter ativa uma base de dados para os clientes que já compram em sua empresa, sempre alimentando as relações com novas ofertas e promoções. Ofereça sempre oportunidades exclusivas e com a cara do seu negócio.
  • Focar no relacionamento personificado em datas especiais e aniversários.
  • Solicitar sempre a opinião dos clientes quanto aos produtos – criar promoções e experiências de gratuidade é sempre interessante para as tendências do marketing de relacionamento.

 

Algumas destas técnicas são demoradas e custosas, nem sempre viáveis para o empreendedor de pequeno porte ou iniciante.

 

Neste caso, é preciso obter resultados mais rápidos, mas garantindo uma estrutura que consiga oferecer de forma adequada um atendimento satisfatório.

 

Uma grande tendência para empresas com poucos recursos ou muito envolvidas no processo de produção é a contratação de outsourcing em marketing de relacionamentos que criem estratégias bom direcionadas, neste caso.

 

Caso você seja um empreendedor que centraliza bastante todo o seu processo produtivo e de relacionamento, aposte nas seguintes ações de relacionamento com o cliente:

 

Redes sociais – em geral, oferecem uma oportunidade de divulgação e contato gratuito. Invista na personificação de sua marca, respondendo às dúvidas do seu público nestes espaços.

 

Social Commerce – Lojas virtuais agora podem ter uma extensão direta nas redes sociais como o Facebook. Desta forma, o cliente poderá comprar sem sair da plataforma social, e ainda criar referências entre os seus contatos. O boca a boca, neste caso, algo nada recente, é uma técnica que ganha novas roupagens no mundo digital para um marketing de relacionamento.

 

Promoções – Não pode ser qualquer desconto, é necessário fazer promoções esmagadoras e bem diferenciadas da concorrência pelo menos em curtos períodos. Isso tem grande impacto de fidelização. As promoções precisam estar integradas com todos os meios de divulgação da empresa e ser focada na construção da marca. As promoções também servem para gerenciar o relacionamento com o público.

 

Cliente Individual – Este é um conceito muito importante, pois o custo de manter um cliente é inferior ou de conseguir novos – uma regra que o empreendedor iniciante deve ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *