Muita gente não entende o que é efetivamente um funil perpétuo de vendas, mas com certeza já ouviu falar sobre isso. Algumas pessoas chamam de funil perpétuo, outras de funil de vendas e outras de apenas funil, e isso definitivamente não importa, pois no final tudo significa a mesma coisa.
O que realmente vai te importar é saber como é e como traçar o seu próprio funil de vendas conhecendo de perto a sua audiência, ou seja, conhecendo o seu público-alvo bem a fundo.
Existem milhões e milhões de maneiras e funis diferentes, tudo gira em torno de como você se comunica com seu público e principalmente: do quanto você está disposto a gastar, e vale lembrar que tempo também é dinheiro.
Um funil perpétuo de vendas demanda muito tempo aplicado, porém ele pode ser subdividido em milhões de partes e a cada parte pode e deve ser uma inovação da anterior. Sempre surgi novos canais de comunicação que devem ser incluídos no seu funil, por isso ele se torna tão atraente para o nosso mercado atual.
Mas Afinal O Que é Funil Perpétuo de Vendas?
Todo momento de decisão de compra ou qualquer outro motivo de persuasão, te faz passar por um grande funil. Para quem não sabe, um funil possui uma parte enorme aberta encima e uma parte bem pequena embaixo, onde ele acaba por filtrar tudo e fazer com que você acerte em cheio o buraco final do seu objetivo.
Um funil perpétuo de vendas não seria diferente…
A essência dele é jogar uma “enxurrada” de pessoas dentro de um local e fazer com que uma minoria saia desse local vitorioso, ou seja, com a compra concluída – tendo em mente que nosso foco nesse momento são as vendas.
É interessante perceber que existem várias maneiras de se iniciar, prolongar e finalizar um funil, como eu disse antes tudo vai depender de como se relaciona com seu cliente.
Existem funis perpétuos de vendas que começam no facebook e terminam na página de vendas, existem outros começam no e-mail, passam pelo facebook / youtube e terminam na página de vendas ou até mesmo os mais simples de 1 ou 2 passos – aquele que começam no email ou qualquer outro local de comunicação e terminam diretamente na página de vendas.
O que você deve saber é o que sua audiência está mais habituada a seguir, pense de onde eles te procuram em um primeiro momento, talvez seja dali que você deva começar o seu primeiro funil.
Como Traçar um Bom Funil de Vendas?
Mais uma vez eu friso que todo bom funil de vendas é feito com base no que seu cliente quer ouvir, sentir e fazer, então você precisa conhecer muito bem ele, mas se por acaso ainda não conhece-o na prática, execute testes. Um funil de vendas é eternamente mutável, não se apegue a apenas um modelo.
O seu primeiro funil de vendas e o mais básico funil deve sempre começar por onde você melhor se comunica com sua audiência:
- Blogs.
- E-mail.
- Fan Page.
- Vídeos.
- Etc…
Feito isso você precisa ter em mente que precisa de mais um local para gerar engajamento eterno com ele, e o que percebemos ao longo dos anos é que o e-mail marketing tem se destacado nesse quesito, então após o seu primeiro contato jogue o seu prospecto para uma squeezepage que você consiga converte-lo mais facilmente.
Se por algum motivo você não sabe o que é uma squeezepage recomendo que leia este artigo: Como Formular Melhor Sua Squeeze Page (E Converter Muito Mais Com Muito Menos).
Na sua squeezepage você precisa dar algo em troca do e-mail do seu prospecto, isso nós chamamos de recompensa digital, pense em alguma coisa que ele realmente queira e que precise. Entregue conteúdo de valor e facilmente terá o e-mail dele.
Os próximos passos entram mais no mérito de conhecimento do seu público-alvo, então comece agora a usar sua criatividade, pense como se fosse você: o que você gostaria de receber logo após inserir seu e-mail: um bônus extra? Uma oferta de compra? Uma boa notícia?
Pense nisso e ofereça, vá evoluindo o seu funil perpétuo de vendas até que você se sinta confortável em oferecer ao seu cliente o que ele queira, lembre-se que funis com mais relacionamento com o cliente, geram mais vendas e para conquistar mais a confiança dele, antes de oferecer o seu produto final, você precisa gerar valor e mais conteúdo e com o e-mail em mãos, faça isso.
Dispare e-mails autênticos para gerar confiança e depois de uns 5 e-mails, faça a oferta, mas isso é apenas uma opinião e você deve testar ao máximo seu funil. Faça-o e refaça-o.
Confira um Exemplo Perfeito de Funis Perpétuo de Vendas Básico
Essa foto foi tirada pelo Conrado Adolpho, considerado um dos maiores Empreendedores Digital do Brasil.
Artigo escrito pelo parceiro de negócios Jonathan Iqueda