Definição e exemplos de bancos
O sector bancário consiste em muitas actividades que podem ser realizadas através de várias instituições financeiras que aceitam depósitos de pessoas singulares e de outras entidades e, em seguida, utilizam esse dinheiro para oferecer empréstimos e investir e obter lucro.
Os bancos podem ser classificados em determinadas categorias de acordo com o tipo de actividades que desenvolvem. Os bancos comerciais prestam serviços a particulares e empresas. O banco de varejo fornece crédito, depósito e gestão de dinheiro para indivíduos e famílias.
Banco Comunitário
Os bancos comunitários são mais pequenos do que os bancos comerciais. Centram-se no mercado local. Prestam um serviço mais personalizado e estabelecem relações com os seus clientes.
Internet Banking
Internet banking fornece esses serviços através do W a indústria também é chamada de E-banking, Online banking e Net banking. A maioria dos outros bancos oferece agora Serviços em linha. Existem muitos bancos apenas em linha. Uma vez que não dispõem de sucursais, podem repassar a poupança de custos ao consumidor.
Nota
Assim como o banco on-line, muitos serviços bancários agora podem ser feitos completamente através do dispositivo digital do seu telefone. Os aplicativos bancários e de investimento continuam a crescer em popularidade e podem significar que você nunca precisa visitar um banco físico.
Poupança e empréstimos bancários
A poupança e os empréstimos são entidades bancárias especializadas, criadas para promover a aquisição de imóveis a preços acessíveis. Muitas vezes, esses bancos oferecerão uma taxa de juros mais alta aos depositantes enquanto coletam dinheiro para emprestar para hipotecas.
Cooperativas de crédito
As cooperativas de crédito são instituições financeiras que operam de forma semelhante aos bancos normais em muitos aspectos, mas com uma estrutura diferente. Os clientes possuem as suas próprias cooperativas de crédito. Esta estrutura proprietária permite-lhes prestar serviços mais personalizados e de baixo custo. Você deve ser um membro do campo de associação para participar. Que podem ser empregados de empresas ou escolas ou residentes de uma região geográfica.
Banca De Investimento
O banco de investimento encontra financiamento para empresas através de ofertas públicas iniciais de ações ou obrigações. Além disso, facilitam as fusões e aquisições. Os maiores bancos de investimento dos EUA incluem Bank of America, Citigroup, Goldman Sachs, Morgan
Depois que o Lehman Brothers faliu em setembro de 2008, sinalizando o início da crise financeira global do final dos anos 2000, os bancos de investimento tornaram-se bancos comerciais. Isso permitiu que eles recebessem fundos de resgate do governo. Em troca, devem agora aderir aos regulamentos Dodd-Frank
Banco Comercial
A banca Mercantil presta serviços semelhantes a pequenas empresas. Eles fornecem financiamento mezanino, financiamento de ponte e produtos de crédito comercial.
Sharia Banking
A Sharia banking cumpre a proibição islâmica contra as taxas de juro. Além disso, os bancos islâmicos não emprestam álcool e jogos de azar. Os mutuários partilham os lucros com o mutuante em vez de pagarem juros. Por esta razão, os bancos islâmicos evitaram as classes de activos de risco responsáveis pela crise financeira de 2008.
Como funciona o sistema bancário
Os bancos são um local seguro para depositar dinheiro em excesso e para gerir dinheiro através de produtos como contas de poupança, certificados de depósito e contas correntes. A Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) assegura-os. Os bancos também pagam aos aforradores uma pequena percentagem do montante depositado com base numa taxa de juro.
Os bancos não são actualmente obrigados a manter qualquer percentagem de cada depósito em mãos, embora o Federal Reserve possa alterar esta situação. Tal regulamento é chamado de reserva obrigatória. Eles ganham dinheiro cobrando taxas de juros mais altas em seus empréstimos do que pagam por depósitos.
O Banco Central
Os bancos não seriam capazes de fornecer liquidez sem os bancos centrais. Nos Estados Unidos, Este é o Federal Reserve, mas a maioria dos países também tem uma versão de um banco central. Nos Estados Unidos, o Fed gere a oferta monetária que os bancos estão autorizados a emprestar. O Fed tem quatro ferramentas principais:
- As operações de mercado aberto ocorrem quando o Fed compra ou vende títulos dos seus bancos membros. Ao comprar títulos, aumenta a oferta monetária.
- A reserva obrigatória permite a um banco emprestar até ao montante total dos seus depósitos.
- A taxa dos Fed funds estabelece um objectivo para a taxa de juro primária dos bancos. Esta é a taxa que os bancos cobram dos seus melhores clientes.
- A janela de descontos é uma forma de os bancos tomarem empréstimos para apoiar a liquidez e a estabilidade.
Nota
Nos últimos anos, o sector bancário tornou-se muito complicado. Os bancos aventuraram-se em produtos sofisticados de investimento e seguros. Este nível de sofisticação levou à crise do crédito bancário de 2007.
Acontecimentos notáveis
O sector bancário passou por um período de desregulamentação quando o Congresso revogou a Lei Glass-Steagall. Essa lei tinha impedido os bancos comerciais de utilizarem depósitos ultra-seguros para investimentos de risco. Após a sua revogação, as linhas entre os bancos de investimento e os bancos comerciais ficaram borradas. Alguns bancos comerciais começaram a investir em derivados, como títulos lastreados em hipotecas. Quando falharam, os depositantes entraram em pânico.
Outra mudança de desregulamentação veio do Riegle-Neal Interstate Banking and Branching Efficienc Act a lei revogou as restrições aos bancos interestaduais. Esta revogação permitiu que grandes bancos regionais se tornassem nacionais. Os grandes bancos devoraram os mais pequenos à medida que competiam entre si para ganhar quota de mercado.
Com a crise financeira de 2008, um pequeno número de grandes bancos controlava a maior parte do negócio bancário nos Estados Unidos. Esta consolidação fez com que muitos bancos se tornassem demasiado grandes para falirem. O governo federal foi forçado a salvá-los. Caso contrário, as falências bancárias ameaçariam a própria economia americana.
Takea chiave
- O sector bancário oferece produtos e serviços de poupança, empréstimos e investimentos a particulares e empresas.
- Existem muitos tipos de bancos, ou instituições financeiras, com funções especializadas e servindo populações.
- O sector bancário é regulado a nível nacional por um banco central-a Reserva Federal dos Estados Unidos-que trabalha para manter a liquidez e a estabilidade económica.
- Se não regulamentados, os bancos competem num mercado aberto que historicamente se revelou arriscado e conduziu a inúmeras crises financeiras.